Escola de Ciência Política


Islândia
Outubro 6, 2007, 1:50 am
Filed under: Geografia histórico-política
(Lýoveldio Island) 103 033 km2 e 260 000 habitantes. Depois da ocupação viking, no século IX, integra-se na Noruega; fica dependente da Dinamarca de 1380 a 1918; desde esta data, torna-se Estado independente em regime de união pessoal; desde 1944 com independência completa, tornando-se república. Membro da NATO desde 1949.

Retirado de Respublica, JAM

“A Islândia, oficialmente República da Islândia (islandês: Ísland ou Lýðveldið Ísland, AFI: [ˈliðvɛltɪð ˈistlant]) é um país insular localizado no noroeste da Europa (apesar de geograficamente situar-se na dorsal meso-atlântica), entre o resto do continente e a Groenlândia. Em julho de 2007, dua população era de 311.396 habitantes. Sua capital e maior cidade é Reiquiavique.

A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e oeste, e pelo Mar da Noruega a norte e a leste, e está separada da Groenlândia pelo Estreito da Dinamarca. Os territórios mais próximos, além da própria Groenlândia, são as ilhas Feroé, a sudeste, e a ilha norueguesa de Jan Mayen, a nor-nordeste. É considerado um dos melhores países do mundo para se viver, devido ao seu elevado índice de desenvolvimento humano e à alta qualidade de vida da sua população. A Islândia é um dos poucos países do mundo que não tem exército.”

Imagens e texto 2 retirados da Wikipédia


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: