Escola de Ciência Política


Irlanda
Outubro 6, 2007, 1:09 am
Filed under: Geografia histórico-política
(Eire) 70 280 km2 e 3 720 000 habitantes. Os ingleses começaram a conquista sistemática da ilha no século XII, mas qutro séculos depois, o seu domínio apenas atinge algumas regiões costeiras orientais, em redor de Dublin; a partir de finais do século XV começa a tentativa de integração, nomeadamente pela aplicação das leis britânicas em 1494. Com Henrique VIII procede-se à ocupação e assume o título de Rei da Irlanda. Ocupação e repressão religiosa pela confiscação de terras e por massacres. Os irlandeses apoiam Jaime II. Uma memória de humilhações, onde atingiram ponto alto as campanhas de Cromwell de 1649-1650, como castigo de uma revolta de 1641-1649. Novos proprietário de terras protestantes. Proibidos os irlandeses de frequentar escolas até 1781-1782. A liberdade religiosa é assegurada em 1691. mas logo volta a intolerância. O próprio Guilherme III promulga s leis penais de 1704 que impedem a aquisição e terras pelos católicos, o respectivo acesso a funções públicas e o banimento da hierarquia religiosa católica. Fortes rebeliões em 1791 e 1798, por impulso do nacionalismo revolucionário. Em 1800 é instituído o Acto de União e os irlandeses passam a estar directamente representados no Parlamento de Londres. Grandes fomes em 1846 e 1849. Nos finais do século XIX, as leis agrárias de Gladstone restituem aos irlandeses dois terços das terras.

Sinn Fein

Em 1900 surge o Sinn Fein (em gaélico, só nós) com Arthur Griffith. O movimento já não pede apenas autonomia, mas antes a independência total; advogando a resistência passiva, o movimento, a partir da lei do Home Rule de 1912, evoluiu para a acção violenta, estando na base dos acontecimentos de 1914. A revolta da Páscoa de Dublin, em 1916, foi dirigida por uma ala extremista do movimento, dirigida por Patrick Pearse; a partir de Outubro de 1917, passou a ser dirigido por De Valera que, em 1919-1920 desencadeou uma luta armada contra as tropas britânicas.

Estado Livre da Irlanda

Em 6 de Dezembro de 1921 era constituido, pelo Tratado de Londres, o Estado Livre da Irlanda, qualificado como um domínio independente, dominion, no seio da Commonwealth britânica e que não impedia o Reino Unido de ser qualificado, até 1927 como United Kingdom of Great-Britain and Ireland e não de Northern Ireland.

De Valera

Na base do processo está sobretudo a acção de Eamon De Valera e do Sinn Fein que nas eleições de Dezembro de 1918 conseguiram eleger 73 representantes n parte católica da ilha, com os quais constituiram um parlamento irlandês separado, o Dáil Eiremann, que em Janeiro de 1919 proclamou unilateralmente a independência da Irlanda. De Valera que se opôs ao Tratado de Londres, contraraiamente à maioria do parlamento irlandês que o aceitou em Janeiro de 1922, por 64 contra 57 votos, colocou-se à frente do Irish Republican ArmyCumann nan Gaedheal. que assumiu um combate armado até à primavera de 1923. Os moderados, aceitando o Tratado de Londres, constituiram o

Fianna Fáil

Só em 1926 é que De Valera se separou do Sinn Fein, constituindo o Fianna Fáil, aceitando participar na vida parlamentar a partir de 1927. Em Fevereiro de 1932 já ganhava as eleições, mantendo-se no poder sem interrupção até 1948.

Eire

Em 29 de Dezembro de 1937 surge uma nova Constituição que transforma a Irlanda num Estado Soberano e Independente, o Irish Free State, que passou a adoptar o antigo nome de Eire, abolindo o estatuto de domínio; em 25 de Abril de 1938 chegava-se a um acordo com Londres. Em Fevereiro de 1948, De Valera perdeu as eleições, sendo substittuído por Costello, do Fianna Gael, com o apoio dos trabalhistas; nesta sequência em 18 de Abril de 1948 era proclamada a República do Eire.

Retirado de Respublica, JAM

“Este artigo trata da Illa de Irlanda, como unidade xeográfica, incluindo o estado chamado

Irlanda (ou República de Irlanda) e Irlanda do Norte. Ireland ( en Irlandés: Éire) é a terceira illa máis grande de Europa. Está situada entre o océano Atlántico e o Mar de Irlanda. Politicalmente está dividida na República de Irlanda (oficialmente chamada Irlanda), un estado que cubre os cinco sextos da illa (sur, leste, oeste e noroeste), e Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, no nor-leste da illa. [1] O nome deriva do Anglo-saxón, e significa ‘Terra de Ériu‘.

A poboación da illa é aproximadamente de 5,8 millóns de persoas (2001); 4 millóns na República de Irlanda e 1,7 millós en Irlanda do Norde.”

Imagens e texto 2 retirados da Wikipédia


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: