Escola de Ciência Política


Fundamentos de Ciência Politica
Julho 10, 2007, 11:55 pm
Filed under: Ficheiros bibliográficos

Em Espanha ainda não existe a pluralidade das vias politológicas francesas, embora possamos detectar o estado da arte no manual emitido pela Universidade Complutense, Fundamentos de Ciência Política, trabalho coordenado por Manuel Pastor, com a colaboração de Andres de Blas Guerrero, Victor Abreu, Yolanda Casado, Secundino Gonzalez, Emilio Merino, Carmen Ninou, Alberto Reig e Carlos Cañeque que, na edição de 1994, adopta o seguinte esquema:

·Estado, Nação e Governo A singularidade do Estado Moderno. Factores do respectivo aparecimento. Do Estado Moderno ao Estado Liberal. As atitudes perante o Estado. O futuro do Estado. Nação, as dificuldades de um conceito. A nação política. A nação cultural. O princípio das nacionalidades. O direito de autodeterminação. Governo. O governo parlamentar. Governo presidencialista e de convenção. Governo de ditadura.

·As ideologias políticas Conceito. As grandes concepções ideológico-políticas (liberalismo, conservadorismo e socialismo). Ideologias legitimadoras do Estado.

·Teorias e métodos As teorias clássicas. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Bentham, Marx, Weber e Pareto. Teorias e perspectivas actuais. Behaviorismo, funcionalismo, teoria geral dos sistemas, teoria da rational choice e teoria dos jogos.

·As ditaduras As ditaduras na história. O problema do totalitarismo. Regimes não-democráticos. Evolução, definição, teorias e tipologias dos regimes totalitários. Regimes autoritários, definição e tipologias. O fenómeno populista.

·As democracias A democracia como modelo de governo. A democracia grega. A democracia liberal (revoluções liberais, a democracia representativa, a igualdade de oportunidades e a liberdade, a extensão da cidadania). Teorias modernas da democracia (o elitismo competitivo, o pluralismo, teorias corporativas, teorias da democracia participativa). Tipologias da democracia. Condições da democracia.

·Actores políticos O conceito de acção social. O actor político no sistema político. Participação, eleições e representação política. O cidadão votante. O sufrágio eleitoral. O sistema eleitoral (processos e tipos). Os partidos políticos. Definição. Perspectiva histórica. Modelos de partidos na perspectiva actual.

· Os processos de mudança política Modernização e transição. A transformação dos regimes tradicionais. As teorias sobre a revolução.

· O sistema político espanhol O processo histórico-político. Análise da Constituição. Organização dos poderes.

Retirado de Respublica, JAM

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: