Escola de Ciência Política


Geopolítica
Janeiro 23, 2007, 6:16 pm
Filed under: Relações Internacionais
Movimento doutrinário estruturado pelo sueco Kjellen e pelo alemão Haushofer, autor do conceito de espaço vital (Lebensraum) que se estrutura como ciência, considerando a localização geográfica como o factor determinante da política. Os Estados são concebidos como indivíduos geográficos e as nações como organismos em luta pela vida.

Retirado de Respublica, JAM
Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc..
É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.
O termo “Geopolítica” foi cunhado pelo
cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a “ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço”.
Geopolítica Mundial
Após a Segunda Grande Guerra, o mundo passou por grandes tranformações, tanto de ordem social, econômica e política. Uma série de acontecimentos no cenário internacional fez com que as relações internacionais do pós-guerra fossem estudadas, em especial as divergências entre populações ou Estados. Isto foi necessário devido o contexto mundial da metade do século XX, caracterizada pelas fragmentações territoriais e os agrupamentos de países conforme interesses políticos e econômicos.
Esta ciência deveria ser um ramo da história mundial. Porém, muitos fenômenos geográficos são ligados a situações tensas entre países, questões estratégias nacionais ou grupos étnicos dentro de uma nação. Um exemplo são as
Repúbicas Balcânicas, em que características etnicas foram fundamentais para a formação dos países. Como entender a região; países, densidade demográfica e distribuição espacial dos grupos étnicos? é através da geopolítica que conseguimos enterder esta situação, já que geografia faz parte das ciências humanas, apesar de ser independente tendo muitos alicerces nas ciências da natureza.
Um evento mundial que envolve a geopolítica é o resultado da
Segunda Grande Guerra. A partir de 1947, um novo sistema de relações internacionais começou a vigorar. O embate político-ideológico entre EUA e URSS, duas nações consideradas superpotências mundiais, e que colocou em confronto dois sistemas políticos – capitalismo e socialismo.
O primeiro resultado desta situação foi o controle da Alemanha(foi dividida em 4 zonas de ocupação dos aliados) pelos países vencedores da Grande Guerra, como Estados Unidos, URSS,Inglaterra e França. A região controlada pelas forças militares dos países capitalistas se uniu e formou a
Alemanha Ocidental. Em contraponto a esta situação, a região controlada pelos soviéticos acabou se tornando a Alemanha Oriental. Desta forma, o antagonismo ideológico foi traduzido em alterações na estrutura de uma nação, conforme interesses, principalmente dos EUA e URSS.
A rivalidade entre americanos e soviéticos ganhava um novo nome:
Guerra Fria(expressão cunhada pelo pensador Raymond Aron /1905-1983. Conforme interesses destas nações, o panorama político dividiu diferentes regiões do planeta, principalmente na Europa. Por parte dos Estados Unidos da América, surgiu a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, que reuniu, inicialmente, os países da Europa Ocidental, como Espanha, França, Grã-Bretanha, Suécia, Irlanda, Finlândia, Noruega, Hungria, Bélgica, Países Baixos e Alemanha Ocidental. Por outro lado, a União Soviética fez uma aliança militar com os países sob sua influência política, definido como Pacto de Varsóvia. Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária.E no plano econômico a URSS criou o Comecon e os EUA criaram o Plano Marshall.
Esta divisão configura o campo de estudo da Geografia Polífica, ou geopolítica. A partir da década de 50, os conflitos armados em diferentes locais do mundo (
Guerra da Coréia, Guerra do Vietña, descolonização da Ásia e África e guerras civis), a corrida espacial, a construção do Muro de Berlim, a expansão do arsenal de armas nucleares e a criação do bloco dos países não alinhados definem as características da geopolítica mundial, influenciadas pelo confronto EUA-URSS.
Contudo, com as reformas econômicas e políticas realizadas na URSS na segunda metade da década de 80, grandes mudanças aconteceram na
Europa Oriental. O “afrouxamento” do controle soviético aos países satélites estimulou as ondas de liberação política na Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Bulgária e Romênia. Também estimulou a queda do Muro de Berlim e a Reunificação Alemã. Estes acontecimentos levaram o mundo a uma grande transformação na ordem econômica, social e política, pondo fim à Guerra Fria. Desta forma, o mundo unipolar, com a formação de blocos econômicos, principalmente pelas potências econômicas (Japão, EUA e países da Europa Ocidental, e os interesses internacionais em detrimento do Estado Nacional são algumas das características da globalização. Esta pode ser estudada por várias disciplinas das ciências humanas, em especial a história e a geopolítica com o surgimento da nova ordem mundial.
Retirado da Wikipédia
Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: